FILTRE SUAS NOTÍCIAS POR DEPARTAMENTO

Software desenvolvido pela APTA e pela Embrapa auxilia na implementação de boas práticas de manejo e na gestão ambiental da produção de tilápia

voltar
software-desenvolvido-pela-apta-e-pela-embrapa-auxilia-na-implementacao-de-boas-praticas-de-manejo-e-na-gestao-ambiental-da-producao-de-tilapia
Foto: Governo do Paraná / Divulgação
Ouvimos quase diariamente a respeito da importância que a tecnologia vem ganhando nas atividades de produção agropecuária. Estar em contato com os recursos tecnológicos tem sido uma exigência para muitos setores do agro e a tendência, tudo indica, é aumentar. Na aquicultura não é diferente, pois muitas são as possibilidades de aplicação de novas ferramentas que vão sendo desenvolvidas para a atividade de produção de pescado. O desafio, muitas vezes, é levar esse tipo de conhecimento aos pequenos produtores integrantes da cadeia produtiva do pescado, que têm perfil bastante variado.
 
Atenta a esta realidade, uma equipe de pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu projeto para difundir junto aos produtores de tilápia o uso do software gratuito que auxilia na atividade produtiva, o Aquisys. Através do projeto, o uso do software se tornou uma ferramenta para a inclusão digital dos tilapicultores.
 
"Os métodos de inclusão utilizados foram compatíveis com os diferentes níveis de acesso à internet existentes no país e com os níveis educacionais dos produtores de tilápia", afirma Célia Maria Scorvo, pesquisadora da APTA envolvida no projeto, ressaltando que se aplicavam a jovens e adultos, incluindo membros da terceira idade. Célia diz que em muitas localidades ainda não havia espaços consolidados para a formação digital dos produtores e, por isso, era necessário criá-los. "Foram orientadas ações para a composição de turmas pelo grau de alfabetização digital, um curso básico e a capacitação prévia de multiplicadores", pontua a pesquisadora. "Aperfeiçoam-se, assim, recursos humanos, logísticos, físicos e financeiros nas estratégias operacionais que incentivem produtores à busca de inclusão digital", completa. A tecnologia Aquisys, explica, serviu como ferramenta motivadora de maior empoderamento do produtor - seja pela possibilidade de acess o à internet, ou pela percepção, durante os cursos, de experiências úteis ao indivíduo que a envolvam.
A pesquisadora da APTA ressalta que a receptividade da proposta entre os produtores foi muito boa. "Não sentimos nenhuma resistência".
 
Trabalho reconhecido
Sediado na capital potiguar, o Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática – Aquaciência 2018 rendeu bons frutos à Célia e sua equipe. O trabalho, apresentado com o título "Incentivo à inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do sistema informatizado Aquisys v1.3", foi premiado na categoria pôster-profissional, sessão Aquicultura e Meio Ambiente. "Foi muito importante o reconhecimento do nosso trabalho que visa atender uma demanda do pequeno produtor e, da mesma forma, atende ao desenvolvimento responsável da produção de peixes, baseado nas Boas Práticas de Manejo (BPM)", comemora Célia. Além dela, compunham a equipe técnica responsável pelo projeto outros sete pesquisadores, da APTA e da Embrapa.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa - APTA

  • Imprima
    essa Notícia
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail.