FILTRE SUAS NOTÍCIAS POR DEPARTAMENTO

Ribeirão Preto se prepara para sediar o Congresso Medvep de Grandes Animais, Higiene e Inspeção Alimentar (Comgran)

voltar
ribeirao-preto-se-prepara-para-sediar-o-congresso-medvep-de-grandes-animais-higiene-e-inspecao-alimentarcomgran
Foto: Internet
O Brasil é o quarto país do mundo quando falamos em rebanho de equinos e ocupa o segundo no de bovinos. Na atividade pecuária de gado, ocupa o segundo lugar mundial em produção de carne, com mais de 9,5 milhões de toneladas em 2017, atrás somente dos Estados Unidos. Na produção de leite, está entre os dez maiores. A atividade ligada a equinos movimentou R$ 16 bilhões ano passado.
 
Os números relacionados a este universo demonstram o imenso potencial do setor para a economia brasileira. “É importante se pensar em toda a cadeia produtiva desta máquina que é a pecuária nacional, sempre pensando no bem-estar animal e sua produtividade por meio da medicina veterinária legal”, comenta Dalmar Moreira, um dos organizadores do Congresso Medvep de Grandes Animais, Higiene e Inspeção Alimentar (Comgran), que acontece pela primeira vez em Ribeirão Preto (no Centro de Convenções), de 01 a 03 de junho, para apresentar um panorama nacional e discutir alternativas para o setor.
 
O evento é destinado a veterinários, estudantes, proprietários e profissionais de empresas ligadas ao setor, distribuidores, lojistas, representantes das áreas e interessados. As inscrições podem ser realizadas pelo site: http://comgran.com.br até o dia 20 de maio. A programação vai reunir mais de 30 especialistas e acontece simultaneamente em três salas, com temática segmentada em Equinos, Bovinos e Inspeção e higiene alimentar.
 
Rebanhos comerciais e de seleção; boas práticas no manejo na produção leiteira; bem como produção in vitro de embriões e estratégias de controle sanitário serão alguns dos temas abordados no universo de bovinos.  “O objetivo é atualizar o profissional que trabalha na área de bovinocultura, tanto de leite quanto de corte, sobre assuntos que enfrentamos no dia-a-dia e também apresentar uma novidade na biotecnologia da reprodução dessa espécie. Pensando no contexto atual, vamos falar sobre o transporte marítimo e rodoviário, tópicos que suscitaram muitas dúvidas no início desse ano, quando ocorreu a exportação de bovinos vivos para o Oriente”, explica Luciana Campos Pinto, coordenadora da área de bovinos do Comgran.
 
Para o setor de equinos, que cresceu aproximadamente 12% na última década, assuntos como terapia regenerativa em lesões no sistema locomotor, ferrageamento preventivo de lesões ortopédicas, nutrição comportamental e medicina veterinária legal estarão em pauta. “Dividimos o congresso em 3 módulos, sempre com assuntos que foquem o bem-estar do animal. Uma novidade que vamos apresentar é o aplicativo HGS, - Horse Grimace Scale -, que faz uma leitura das expressões dos animais para avaliar como anda suas condições de saúde. Durante a palestra que vamos realizar, a ideia é ensinar os veterinários, fazendeiros, proprietários de cavalos e cavaleiros a reconhecer e avaliar as condições dos cavalos usando o aplicativo”, fala André G. Cintra, coordenador da área de equinos do Comgran.
 
Higiene e Inspeção
 
As carnes de corte, bem como a produção de derivados do leite podem possuir contaminantes que possibilitam risco a saúde de quem as consome. Por isso, as boas práticas são essenciais à produção e à comercialização de alimentos seguros. “O congresso vai nos ajudar a discutir sobre os novos rumos para os produtos de origem animal inspecionados; mercado de trabalho para o médico veterinário na produção de alimentos e como a medicina veterinária legal ajuda na produção de alimentos. Essa discussão será importante para toda a cadeia envolvida”, comenta Bruna Maria Salotti de Souza, coordenadora da área de Higiene e Inspeção Alimentar do congresso.
 
Simpósio
Dentro da programação do Comgram, acontece o I Simpósio Ortovet de Odontologia Equina. O evento será realizado no sábado (2), com palestras de três das maiores referências brasileiras do ramo, discutindo as principais alterações e patologias dentárias.
 
Comgran - Congresso Medvep de Grandes Animais, Higiene e Inspeção Alimentar
Data: 01 a 03 de junho de 2018
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP | Rua Bernardino de Campos, 999
Horário: 8h45 às 17h30 (dia 01) | 8h às 18h30 (dia 02) | 8h às 12h15 (dia 03)
Realização: MedVep
Organização: MarkMesse
Informações: (41) 3039-1100 | (41) 3039-2867 | (41) 9 9694-9746 | comgran@medvep.com.br
 


Fonte: Básica Comunicações

  • Imprima
    essa Notícia
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail.