FILTRE SUAS NOTÍCIAS POR DEPARTAMENTO

Exportação de café cresce 14,7% e bate recorde em 2014

voltar
exportacao-de-cafe-cresce147-e-bate-recorde-em2014
Foto(Divulgação)
As exportações brasileiras de café registraram em 2014 crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O volume exportado atingiu o número recorde de 36,32 milhões de sacas de 60 quilos. Os números foram divulgados pelo Conselho dos Ex-portadores de Café (Cecafé).
 
Os Estados Unidos foram os principais importadores, ao adquirirem 20% do produto brasileiro, vindo a Alemanha em segundo lugar, com 19%. De acordo com o relatório, por continente, a Europa aumentou em 17% a sua participação e foi o maior comprador, ao importar 55% do total de café embarcado pelo Brasil. A América do Norte vem em seguida (24%), tendo na sequência a Ásia (16%) e a América do Sul (3%).
 
Os embarques de café verde responderam pela maior parte das vendas para o exterior, totalizando 32,86 milhões de sacas, o que significa um aumento de 17%. No geral, com as exportações, o Brasil somou US$ 6,58 bilhões em receitas com o café no ano passado, 26% a mais que o registrado em 2013.
 
O café tipo arábica segue liderando as vendas e respondeu por 81% das exportações, tendo o robusta participado com 9,5%. Os cafés solúvel, torrado e moído completam a lista. Segundo o diretor-geral do CeCafé, Guilherme Braga, em 2014 o café registrou um crescimento consistente e estável, o que indica regularidade do fluxo de vendas.
 
Projeções. Na segunda-feira, aCompanhiaNacional deAbas-tecimento (Conab) apresentou o primeiro levantamento da safra 2015. A estimativa para o fechamento deste ano ficou entre 44,11 milhões e 46,61 milhões de sacas de 60 quilos do café beneficiado.
 
Em comparação com a safra anterior, o resultado previsto pela Conab pode significar uma redução de 2,7%, caso seja atingida a menor projeção, ou um aumento de 2,8%, se chegar ao limite superior. Quanto à área plantada, deve ficar em 1,94 milhões de hectares, uma queda de 0,6% em relação à safra passada.
 


Fonte: O Estado de S. Paulo

  • Imprima
    essa Notícia
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail.