FILTRE SUAS NOTÍCIAS POR DEPARTAMENTO

Carne é a grande estrela da InterCorte São Paulo

voltar
carne-e-a-grande-estrela-da-intercorte-sao-paulo
Foto(Divulgação)
Nos dias 16 e 17 de junho, a Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, sedia a InterCorte - Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, o evento mais consistente do setor e que traz uma visão inovadora da cadeia produtiva da carne ao integrá-la de ponta a ponta e posicionar a carne e seu mercado como a principal estrela.
 
A partir da visão do que o consumidor deseja, propõe-se discutir como o setor produtivo deve direcionar seus investimentos e melhorias, e também se relacionar com este mercado. A InterCorte em São Paulo reunirá na Bienal projetos, como uma etapa do Circuito InterCorte com palestras e painéis de discussão, feira de negócios em que as empresas de referência do setor apresentam suas novidades tecnológicas, o Caminho do Boi, projeto que mostra na prática de forma interativa a importância da integração dos elos da cadeia da carne; ShowCorte com demonstração ao vivo de diferentes cortes de carne; a Exposição Arte do Boi, Livraria Cultura do Boi e Leilão Pecuária Solidária, além da Beef Week, movimento coordenado que envolve a participação de lojas de carne e restaurantes da capital paulista com o intuito de melhorar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.
 
“A InterCorte canaliza todo um movimento de integração efetiva da cadeia produtiva da carne ao unir diversas iniciativas que somam forças para a melhoria do setor. Mais do que simplesmente um evento, a InterCorte é o palco para as mais relevantes discussões sobre a carne, aproximando cada vez mais quem produz de quem consome”, ressalta Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, que promove a InterCorte.
 
Etapa do Circuito InterCorte
São Paulo terá uma etapa do Circuito InterCorte, evento itinerante que percorre desde 2012 os principais polos de produção de carne no Brasil para levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. Em 2016, o Circuito InterCorte ocorre em Cuiabá (MT) em março, São Paulo (SP) em junho, Campo Grande (MS) em julho, Ji-Paraná (RO) em setembro e Araguaína (TO) em outubro.
 
O workshop em São Paulo com palestras, debates e painéis tem como tema “Pecuária de ponta a ponta – Tecnologia, Genética, Fazenda, Frigorífico, Distribuição, Mercado e Consumidor”, aprofundado por importantes especialistas, que debatem com o público presente.
A programação do primeiro dia foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS, formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.
 
Após uma explanação sobre os objetivos do GTPS, será feita uma apresentação do Consumer Goods Forum, iniciativa que reúne as maiores empresas globais de alimentos e propõe metas específicas até 2020 para fornecimentos sustentáveis. Representantes da CGF mostrarão na InterCorte o que esperam da cadeia produtiva da carne e serão discutidos aspectos de originação sustentável. A Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável também apresentará algumas ações durante a programação.
Na sequência, três dos maiores grupos varejistas do Brasil – Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart - compartilharão cases de sucesso de parceiros fornecedores de carne, seguido de um debate refletindo se o atual modelo de arranjo de elos da cadeia está sendo benéfico aos envolvidos.
 
No período da tarde, o GTPS fará o lançamento em português de um documento que foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática - COP 21, realizada em Paris, no final de 2015, mostrando os avanços do setor e posicionando a pecuária como aliada para o desenvolvimento sustentável. O próximo debate é sobre como comunicar os avanços e benefícios da pecuária à opinião pública e ao consumidor. A conclusão do primeiro dia será com a entrega da 2ª edição do Prêmio GTPS de Jornalismo.
 
No segundo dia (17/6), serão abordados temas mais voltados à produção com foco em produtividade. Haverá palestras e discussões sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), manejo do pasto, genética, suplementação, programas de fidelidade com a indústria, ferramentas de acompanhamento e avaliação de abate, relacionamento entre produtor e indústria. Serão apresentados cases de sucesso e a finalização será com um painel sobre políticas públicas.
 
ShowCorte
Nos intervalos da programação, o público poderá apreciar o ShowCorte, uma iniciativa inédita focada na demonstração, ao vivo, na Bienal, dos diferentes cortes de carne, dos mais clássicos aos mais inusitados, e seus diferentes modos de preparo e aproveitamento.
 
Mais do que um show gastronômico, o projeto é uma integração entre a importância da produção pecuária adequada com foco na produção de carnes de qualidade.
 
Haverá participação de chefs, açougueiros e zootecnistas conceituados e demonstração de carnes de diversas raças.
 
Feira de Negócios
Os participantes da InterCorte em São Paulo poderão conferir os últimos lançamentos tecnológicos apresentados por empresas de referência do setor, que estarão na feira de negócios que compõe o evento. Com a expectativa de um público altamente tomador de decisões, as empresas preparam novidades para serem apresentadas em primeira mão na InterCorte.
 
Confirmaram presença na InterCorte de São Paulo as empresas: Minerva Foods, DSM – Tortuga, Dow AgroSciences, JBS, Ourofino, Marfrig, Cargill – Nutron, Agro Maripá, Volkswagen, John Deere, Beckhauser, ABVista, Seleon Biotecnologia, SBC Certificadora, Webgados, Fazenda Sant’Anna, ABC Pecplan, Rubber Tank, CRI Genética, Romancini, DeltaGen, Toledo do Brasil, Multbovinos, Agrocen, Champion, Rastrovet, Mundial Bens e Milho SA.
 
Estarão presentes também na InterCorte as raças Senepol, Marchigiana, Bonsmara, Tabapuã, Simental, Nelore, Hereford e Braford.
 
Caminho do Boi
O Caminho do Boi é um projeto que convida os visitantes a se colocarem no lugar do animal de corte, percorrendo do pasto ao prato, através de estações interativas. O trajeto percorre importantes etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura e manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne.
 
O projeto demonstra a importância da integração dos elos da cadeia da carne e chama a atenção para os impactos das boas práticas na produção, frigorífico, ponto de venda e para o consumidor, de que forma tudo isso impacta na rentabilidade do negócio.
 
Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pode ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a qualidade da carne que ele produz e o consumidor consegue captar os cuidados e a excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto saboroso, seguro e saudável.
 
O Caminho do Boi foi montado pela primeira vez na Feicorte em 2011, em São Paulo (SP) e, por último, na Agrishow de 2015, em Ribeirão Preto (SP).
Criado pela Beckhauser, fabricante de troncos e balanças que se pauta pelo bem-estar animal e manejo racional, o projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo. A curadoria técnica de conteúdo é do Prof. Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal – ETCO, da Unesp (Jaboticabal/SP) e nesta edição tem a validação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS.
 
“A comunicação do Caminho do Boi está sustentada em quatro pilares: importância econômica do setor, bem-estar animal, produção sustentável e consumo. A novidade desta edição é justamente convidar o consumidor a olhar para a cadeia produtiva da carne sob uma nova perspectiva, ao mesmo em que colabora para que o pecuarista reflita sobre o seu trabalho a partir da visão do animal e também do consumidor”, destaca Mariana Beckheuser, vice-presidente executiva da Beckhauser, empresa que idealizou o Caminho do Boi.
 
Farão parte da edição da InterCorte do Caminho do Boi as empresas: CRI Genética, DeltaGen, Ourofino, Cargill – Nutron, Multibovinos, Allflex, JBS, WM Borrachas, Casale, Matsuda, John Deere, Rubber Tank, Rastrovet e Agro Maripá, além da Abiec, GTPS e ABCZ.
 
Exposição Arte do Boi
O público da Bienal poderá apreciar uma exposição de artes plásticas e fotografia envolvendo a pecuária, com a participação dos artistas Renan Antonelli, Fabio Fatori e Rodrigo Gastaldon. Algumas obras serão comercializadas no Leilão Pecuária Solidária.
 
Leilão Pecuária Solidária
Criado para celebrar os 25 anos de atuação profissional do leiloeiro Eduardo Gomes, no Tocantins, o projeto conta com doações de obras de arte, empresas e instituições ligados ao agronegócio.
 
As quatro edições realizadas até hoje arrecadaram mais de R$ 1,6 milhão a entidades assistenciais que cuidam de pacientes e famílias carentes, a maioria do Tocantins. Será realizado pela primeira vez em São Paulo durante a InterCorte, no dia 17 de junho, e beneficiará entidades e projetos sociais do estado, como Laramara, Fraternidade Irmã Clara, Amparo Maternal, Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer e Casa de Apoio São Luiz.
 
Livraria Cultura do Boi
Espaço na Bienal de São Paulo para a comercialização de obras especializadas nos temas pecuária e carne de qualidade. Serão realizados durante a InterCorte lançamentos e tarde de autógrafos de novos títulos ligados ao tema.
 
Algumas obras que estarão à venda na Livraria Cultura do Boi:
 - “Brasil de Carne e Osso”: Lançada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), a obra resgata, documenta e conta toda a história de sucesso da indústria exportadora de carne bovina brasileira com fotos históricas e depoimentos de figuras ilustres e importantes da cadeia da pecuária no Brasil.
 
- Versinhos Caipiras: três edições da obra do jornalista Sidnei Maschio, que dará autógrafos na Bienal.
 
Obras da Publique Editora
- “Nelore, retratos de uma raça”, de autoria do fotógrafo Rubens Ferreira
- “Andanças”, de Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique.
- DVD “Leilões Rurais, entre a Razão e a Emoção”.
 
- “O milagre do boi brasileiro”: De autoria dos jornalistas Fernando Yassu (atualmente na DBO EDITORES) e de Gitânio Fortes (Folha de S. Paulo)
 
Lançamento InterConf
No dia 16 de junho, durante a InterCorte, será realizado o lançamento oficial do InterConf, evento promovido pela Assocon - Associação Nacional dos Confinadores.
 
SERVIÇO
InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne
Data: 16 e 17 de junho
Local: Fundação Bienal São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera – portão 3)
Site oficial: www.intercorte.com.br/saopaulo


Fonte: Attuale Comunicação

  • Imprima
    essa Notícia
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail.